Projeto de inventário de carbono, subdividido nas categorias REDD+, ARR e ALM
Inventário de Saldo de Carbono em Área Rural no Município de Doutor Pedrinho, Santa Catarina, Brasil, localizado na região centro-nordeste do Estado de Santa Catarina (Fig. 1), Brasil, uma região conhecida por sua diversidade de uso e ocupação do solo e a presença predominante de minifúndios, pertencente ao bioma Mata Atlântica.
A área específica em estudo está compreendida pelas coordenadas geográficas -49.5023, -26.776 (ponto sudoeste) e -49.495, -26.770 (ponto nordeste), abrangendo uma porção rural do município, onde se observa a coexistência de áreas de cultivo, pastagens e remanescentes de vegetação nativa.
A localização estratégica dessa área, próxima a importantes corredores ecológicos e alta densidade de nascentes, reforça a importância de estudos como o Inventário de Saldo de Carbono, que visa avaliar o impacto das atividades humanas no balanço de carbono e na sustentabilidade ambiental da região.
O projeto contribui para a elaboração de estratégias de manejo sustentável que visam conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais, garantindo a preservação de áreas de vegetação nativa, a exemplo dessa área de Mata Atlântica, o bioma mais devastado do mosaico paisagístico brasileiro ao longo da história. Isso impacta em seus serviços ambientais para as gerações futuras, com a preservação e sua futura expansão sendo os caminhos para a sustentabilidade.
Esse é um projeto que engloba parcelas de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), na categoria de desmatamento planejado evitado (APD)
Mapa de divisão das categorias consideradas no projeto
Mapa de Localização do Projeto
Available by category
Interessado neste projeto? Entre em contato conosco para mais informações sobre aquisição de créditos de carbono.
Responderemos em até 24 horas